A sua marca merece um brandbook

Quando falamos de Brandbook, muitas empresas questionam o porquê da utilização deste documento tão fundamental para a vida da marca. Toda marca possui uma história, cultura, valores e sua própria essência, e isso é muito importante para que os consumidores tenham uma fácil assimilação e identificação com a empresa.

O Brandbook é um documento exclusivo da marca, que apresenta todos os aspectos tangíveis e intangíveis, como “o que o consumidor deverá pensar quando ver minha marca?”, “quais serão os sentimentos desse consumidor?” Este documento é capaz de orientar a estratégia da empresa para qualquer pessoa, com a finalidade de construir vínculos emocionais e conversar de fato com o público de interesse.

Este guia é muito valioso, pois contém expressões da marca da empresa, que está se construindo e se diferenciando da concorrência, como seu conceito, valores, expressões, logotipo, cores, tipografia, imagens que representem a empresa, painel semântico, itens de identidade corporativa (papelaria, anúncios, uniforme, frota, apresentações etc.) e algumas páginas de utilização e aplicação correta.

O Brandbook é diferente do manual de identidade, é um documento que conta a história e a personalidade da marca. O manual é, também, um documento de propriedade da empresa, porém mais técnico, com itens de aplicações da marca, dimensões, estruturas, módulos e instruções de como não utilizar o logo. Ambos são importantes, pois os fornecedores e profissionais que trabalharão com a marca, terão conhecimento para aplicar a marca de forma correta e coerente com a estratégia definida pela empresa.

Quem precisa de um Brandbook ou manual de identidade visual? Todas as empresas, pois é através deles que a marca irá ganhar força e originalidade perante aos concorrentes.

 

Autor: Daniel Faulin
Coautor: Thales Fuzetti

Documento próprio, com caráter educacional. Todo o conteúdo foi desenvolvido com base em pesquisa e experiência da agência. Compartilhe e divulgue, mas não se aproprie de forma ilegal do conteúdo.

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