A tipografia também faz parte da identidade

Estamos cansados de ver várias empresas que investem muito em marketing, porém a comunicação da própria marca e identidade visual ficam a desejar. Algumas pessoas acham que escolher uma “letra” ou uma família tipográfica é muito fácil ou até mesmo sem importância. Mas definir a tipografia é tão valioso quanto criar o próprio logotipo ou a tabela de cores de uma empresa.

Por que a tipografia é tão essencial para uma marca?

Uma identidade visual é composta não só pelo logotipo, cores e formas, mas também pela tipografia utilizada para as taglines (variação do slogan de marca), materiais gráficos, websites e campanhas publicitárias. Além disso, muitas marcas famosas e consolidadas no mercado são reconhecidas pelo público somente pela escrita do nome, chamada de All- Type, como é o caso da Microsoft, Skype, Cinemark, Nestle e a grandiosa Coca-Cola.

As famílias tipográficas utilizadas na comunicação das marcas são fundamentais para expressar toda a essência, personalidade, características e estratégias da empresa. A tipografia precisa se adequar aos mais variados tipos de situações como, por exemplo, uma fonte usada para editoriais muitas vezes não é indicada a um website, por motivos de legibilidade ou até mesmo por questões técnicas. Imagine se a Heineken utilizasse uma tipografia similar ao da fralda Pampers, consequentemente não iria funcionar, pois o público adulto que consome cerveja não iria se identificar com uma fonte fun, divertida e infantil.

Mas como escolher uma fonte certa para a sua marca? Ou como saber se ela é ideal para utilizar em textos corridos ou livros? Muito bem. Estas são questões a que um designer deverá responder, pois cada situação é exclusiva e requer habilidade para entender todos os desafios e propor uma solução eficaz, optando por famílias tipográficas gratuitas, pagas ou até mesmo desenvolvidas sob medida, com objetivo de traduzir da melhor forma a identidade e essência da marca.

 

Autor: Daniel Faulin
Co-autor: Thales Fuzetti
Images: Imagem principal (MyFonts) / Coca cola (Google Fonts) / Quero Meu Pré-Pago (Neurona)

Documento próprio, com caráter educacional. Todo o conteúdo foi desenvolvido com base em pesquisa e experiência da agência. Compartilhe e divulgue, mas não se aproprie de forma ilegal do conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *