Lab • Storytelling para Negócios

Você já percebeu que todas as pessoas tem alguma história para comentar ou uma viagem memorável para contar em seus grupos de amigos? Isso faz parte da nossa cultura, pois desde quando nascemos escutamos histórias das mais variadas possíveis, repletas de acontecimentos marcantes, que levamos para o resto de nossas vidas.

No mundo dos negócios não é diferente, pois estamos diariamente contando um pouco de histórias nas reuniões de briefing, no almoço com o fornecedor, no cafezinho da tarde com a equipe de produção e até mesmo por Skype com um amigo distante, ou seja, estamos vivendo em um momento onde somos cada vez mais protagonistas das histórias e ao mesmo tempo sentimos a necessidade de compartilhar com o mundo essas experiências vividas. As empresas são feitas de pessoas, e pessoas gostam de boas histórias e isso o torna diferente dos demais, podendo ser em uma apresentação institucional ou para a venda de um projeto.

Agora você pergunta: como o storytelling irá ajudar nos negócios de sua empresa? Acredite, esta é uma ferramenta poderosa, pois para tudo é necessário contar uma história, afinal você precisa mostrar aos clientes os cases desenvolvidos, as ações institucionais da empresa, feiras em que já participou e outros itens de convencimento. Quando falamos de negócios estamos pensando em como vender ideias e conquistar a atenção do público e, por isso, é necessário utilizar ferramentas para auxiliá-lo no objetivo final. Essas ferramentas podem ser desde um power point até um vídeo animado.

Desta forma, vamos compartilhar algumas dicas para sua empresa fazer uma boa apresentação, já que muitos clientes questionam por onde começar e como fugir do clichê institucional.

  1. Tudo começa no papel em branco, por isso, antes mesmo de ir para o computador, organize suas ideias de forma linear com uma mensagem central impactante, ou seja, do que se trata a sua apresentação?;
  2. Definir a abordagem é essencial. Por exemplo: a empresa possui uma linguagem corporativa ou mais informal? Qual é o ambiente que você irá apresentar? Tudo isso faz diferença na hora de contar uma boa história.
  3. Argumentações são importantes, então procure sempre pensar nas possíveis perguntas: para quem, quanto, onde, quando, como e por que, pois todas essas argumentações são feitas em uma reunião de negócios ou na venda de projetos. Esteja preparado.
  4. Conclusão: apresente provas que comprovem que tudo que você falou é concreto e verdadeiro, ou seja, não se tratam de fantasias. Mostre para as pessoas que você sabe o que está falando e, por isso, tem bagagem o suficiente para debater com propriedade sobre o assunto.

Apresentações vencedoras requerem muito treino e a combinação de três itens fundamentais: roteiro, design e o apresentador. Se esses três itens forem fortes, qualquer história irá se tornar mais agradável. O que adianta ter um slide maravilhoso e um roteiro pobre? O que adianta o apresentador falar super bem, se o design do seu vídeo ou apresentação é amador?

A Neurona auxilia os clientes nesse processo criativo, deixamos as apresentações mais impactantes e repletas de significados. No livro Storytelling de Adilson Xavier, o autor diz que “Histórias deixam marcas”, por isso, queremos proporcionar aos clientes histórias com experiências positivas e as apresentações com mensagens mais claras de se compreender.

 

Autor: Daniel Faulin
Co-autor: Thales Fuzetti

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