A cor também faz parte da marca

Quando criamos uma marca na Neurona pensamos em vários atributos tangíveis e intangíveis para que a empresa tenha uma personalidade e uma identidade única, por isso a pesquisa inicial é muito importante para embasar todo o conceito criativo.

A marca é composta por símbolos, tipografia, grafismos e outros elementos essenciais, porém hoje gostaria de mencionar a importância do uso correto das cores. Muitas vezes não damos conta de como é importante escolher uma paleta de cores para as marcas, sendo desde a criação de um logotipo da empresa ou até mesmo no design de embalagens. As cores influenciam tudo e pode ser compreendida por diversas formas, pois através delas podemos ativar nossas emoções e sensações. Alguns especialistas dizem que a associação da cor em nosso cérebro é mais rápida do que palavras e slogans.

Agora vou levantar alguns exemplos do dia a dia para que vocês percebam a relação das marcas x cores. Imagine se a Coca-Cola alterasse a cor vermelha para o azul, certamente iria causar muita estranheza ao público, pois a Coca-Cola sempre teve o mesmo vermelho e isso faz parte da sua identidade e personalidade (Campanhas de Natal), além da cor azul ser a cor principal da sua concorrente Pepsi. Outro exemplo é o caso das marcas de moda, como a Calvin Klein, Bvlgari e Chanel que fazem questão de utilizar o preto e o dourado, pois essas cores estão associadas ao luxo e a moda de grife. Agora imagine se essas empresas utilizassem cores mais pastéis ou cores claras (azul, verde ou amarelo), certamente os produtos estariam ligados a moda infantil.

Estes foram apenas alguns exemplos básicos, por isso as empresas não escolhem as cores aleatoriamente para compor a sua marca ou suas campanhas publicitárias. Tudo tem um motivo. Tudo tem uma estratégia. Por isso, faça um exercício e tente descobrir qual é o significado da cor do logotipo da empresa em que você trabalha. Se existir uma explicação plausível você irá enxergar essa marca com outros olhos.

A Neurona desenvolve marcas que contam histórias, por isso é importante levar em consideração toda a cultura da empresa e suas estratégias. As cores precisam estar equilibradas e transmitir uma mensagem clara para o seu público.

Agora contando um pouco sobre a cor utilizada na Neurona, a nossa marca possui uma tonalidade da mescla do rosa com o vermelho, pois representa o lado criativo e emocional que utilizamos na criação das artes, além de ser uma cor única e difícil de reproduzir. Nossa cor também é quente e transmite todo o nosso dinamismo e pró-atividade. Além disso, utilizamos cores secundárias que nos auxiliam na criação de nossa identidade.

 

Autor: Daniel Faulin
Co-autor: Thales Fuzetti

Documento próprio, com caráter educacional. Todo o conteúdo foi desenvolvido com base em pesquisa e experiência da agência. Compartilhe e divulgue, mas não se aproprie de forma ilegal do conteúdo.

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