5 erros mais comuns quando se investe em marca

A cada dia que passa o mercado está ficando mais competitivo e o público ainda mais exigente. Foi-se a época em que os clientes ficavam satisfeitos apenas com qualidade e atendimento, pois estes fatores não são decisivos para aumentar a relevância de uma empresa, independente do ramo de atuação. Estamos vivendo um “boom” de marcas novas em todos os mercados, se sua empresa não gerar valor ao cliente, dificilmente ganhará destaque.

Na atual crise, é natural que as empresas enfrentem barreiras para aumentar o faturamento e, na tentativa de driblar esse cenário, acreditam que parar de investir na imagem corporativa é um bom plano para cortar gastos, o que é um perigo! Quem não é visto não é lembrado, então fique atento, invista na sua marca e conquiste seus públicos.

Uma marca sólida é construída com dedicação, conhecimento de mercado, planejamento e visão a longo prazo. São tarefas difíceis que exigem empenho constante e, para uma maior assertividade, é fundamental contar com profissionais competentes em todo o processo de desenvolvimento e gestão da sua marca.

Para ajudar a fugir do óbvio, mas de forma estratégica, procure uma agência de branding especializada que te auxilie a explorar todo o potencial da marca, aplicando o posicionamento correto para gerar mais valor aos públicos de interesse. Parece complexo, não é? Então fique atento às dicas que preparamos com os “cinco erros mais comuns cometidos pelas empresas” e comece a pensar de forma diferente.

Erro 1 – A imagem da sua empresa é muito mais que um logotipo
Investir apenas em logotipo bonito não funciona. Uma marca vencedora é composta por vários atributos emocionais, que aliados à estratégia de comunicação em todos os materiais digitais e gráficos geram maior empatia com o público. O logo é apenas a ponta do iceberg, a parte visível, sendo que para ter uma personalidade única e uma identidade impactante, a dimensão é muito maior. Pense cuidadosamente em todas as ações e aplicações da sua marca: logo, tipografia, cores, padrões gráficos, papelaria, materiais digitais, campanhas e até mesmo no uniforme dos colaboradores. Cada detalhe conta!

Erro 2 – Não conhecer o público é um erro grave
O que o seu público pensa sobre a sua marca? Se ainda não tem a resposta, vamos pensar um pouco a respeito. Conhecer o comportamento do consumidor, descobrir seus desejos e interesses, mapear sua jornada de compra é extremamente importante para realizar uma abordagem mais assertiva. Dessa forma, fica muito mais fácil elaborar estratégias que conquistem a satisfação dos seus clientes. Para iniciar este processo investigativo, realize pesquisas de satisfação, observe o comportamento dos seus públicos e analise em quais pontos a sua empresa gera valor no dia a dia desse cliente tão desejado.

Erro 3 – Economizar em materiais de divulgação
A sua marca tem personalidade própria e deve transmitir o que faz e pensa. Tão importante quanto investir no desenvolvimento de uma marca, com conceito forte e estratégico, é o investimento em materiais gráficos e digitais de qualidade. Vale a pena nos dedicar a investigar a idoneidade, metodologia de trabalho e portfólio dos terceirizados envolvidos, gráficas, fotógrafos e web designers, para que não esbarremos a tão valiosa identidade da empresa em acabamento de má qualidade. A marca aplicada em bons materiais está diretamente associada à imagem da sua empresa, querer economizar demais neste quesito considerando apenas o fator preço é uma manobra muito arriscada.

Erro 4 – Entrar nas mídias sociais sem estratégia
As mídias sociais são poderosos canais de interação com o seu público ou aqueles que deseja atingir. É muito comum o próprio dono, que por muitas vezes tem pouco ou nenhum conhecimento no assunto, criar e gerenciar suas páginas online, o que deve ser revisto com cautela. A atuação nas redes sociais requer disciplina, planejamento e conteúdo estratégico, de forma que personifiquem e deem o tom de voz correto ao posicionamento da sua marca. Gerar postagens interessantes, com conteúdo estratégico e artes bem elaboradas, são fundamentais para estabelecer presença nas redes. Então, antes de se aventurar e aparecer de qualquer jeito, faça uma pesquisa, descubra onde seu público se encontra, seu comportamento e o que valoriza em cada mídia, isso vai auxiliar na abordagem e dará embasamento para gerar conteúdo relevante.

Erro 5 – É urgente, é para ontem!
Mensurar os resultados para os investimentos na marca, identidade e comunicação, demandam um certo tempo, já que são construídos cuidadosamente, passo a passo. Com este cenário, é importante que o empreendedor faça um planejamento prévio para o desenvolvimento do projeto. Seja uma nova marca ou uma campanha publicitária, o prazo para entrega é um dos fatores essenciais em que os designers se orientam a trabalharem a criatividade. É natural que os empreendedores fiquem ansiosos pela entrega do projeto, mas vale a reflexão: “e se algo não sair conforme o planejado? ”, certamente seria um problema. Portanto, calcule um prazo adequado para o desenvolvimento do seu projeto e certifique-se de que a identidade será respeitada e de acordo com o posicionamento da empresa.

Todas as dicas acima são fundamentais para gerar experiências positivas entre a sua marca e os seus públicos. Com investimentos mais assertivos de tempo e dinheiro, sua empresa ganha notoriedade e sua m

arca vai além, garantindo diferencial competitivo e a lealdade dos seus públicos. Bons negócios!

Autor: Daniel Faulin
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