A importância da marca e o valor do branding

Marca é o que sentimos ou pensamos sobre uma empresa, serviço ou produto, que é representada graficamente através de um logotipo, símbolo, grafismo ou até mesmo a junção destes.

O objetivo da marca é criar uma rápida identificação entre dois pontos de contato, como por exemplo, uma empresa e seus públicos.

Uma marca sólida é construída com conhecimento de mercado, planejamento e visão a longo prazo. São tarefas difíceis que exigem empenho constante e dedicação para se destacar perante uma concorrência cada vez mais criativa. As pessoas se apaixonam por marcas, confiam nelas e acreditam em sua proposta de valor, por isso, criar um logotipo e um cartão de visitas não são suficientes para conquistar o coração do público. Sendo assim, para o desenvolvimento de uma marca forte, devem ser considerados os atributos intangíveis e tangíveis, a fim de criar um posicionamento único e assertivo.

O branding é um processo de estratégia e gestão de marcas, que tem como objetivo transmitir uma mensagem clara para todas as pessoas que estão conectadas com a marca (de forma direta ou indireta), como: funcionários, clientes, parceiros, mídia, governo ou até mesmo os concorrentes.

A Global Brands define que, ”branding é o conjunto de ações ligadas à administração de marcas. São ações que, tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura, e influenciar a vida das pessoas. Ações com a capacidade de simplificar e enriquecer as nossas vidas num mundo cada vez mais confuso e complexo”. Desta forma o branding é capaz de criar um posicionamento correto, com base na filosofia da empresa (no que ela pensa, faz e entrega), contribuindo para a reputação da marca e gerar valor a longo prazo. Sendo assim, a empresa consegue criar mais empatia, lealdade e conexão afetiva, com todos os públicos envolvidos.

Autor: Daniel Faulin
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