Conexão afetiva entre marcas e pessoas!

É incrível ver como as marcas vem aumentando a interação conosco todos os dias. Está cada vez mais evidente que as empresas estão investindo tempo e dinheiro para conectar-se emocionalmente com seus públicos e criar um relacionamento de lealdade. Mas por quê?

É por meio das emoções e lembranças positivas que o cérebro codifica os momentos marcantes que tivemos com determinada marca e nos faz relembrar por muito tempo tal experiência vivida. E a partir disso, começamos a nos identificar afetivamente com determinada empresa, produto ou serviço, tudo de forma natural e muitas vezes inconsciente. No livro “A lógica do Consumo” do autor Martin Lindstrom, é possível compreender melhor esta conexão, pois gerar relevância na cabeça e no coração dos consumidores é fundamental para obter sucesso a longo prazo da marca.

Desta forma, a conexão afetiva entre marcas e pessoas vem crescendo, pois mesmo sendo seres racionais, o nosso estado emocional exerce um poder maior nos momentos de escolha de um produto ou serviço. E é tão bom estar conectado com uma marca que nos entende, não é mesmo? O mundo está evoluindo e os consumidores estão em busca por marcas com propósito, ou seja, marcas que pensam muito mais do que apenas gerar lucro.

A minha dica para você que é empreendedor ou atua no departamento de marketing, é parar por algumas horas durante o dia e olhar estrategicamente para a marca da sua empresa, seja ela B2B ou B2C e analisar se realmente está agregando valor na vida dos stakeholders. Comece compreendendo as reais necessidades do público e suas aspirações, para criar um propósito relevante e que faça sentido para o mercado. É comum que na correria do dia a dia os esforços para vender mais ou obter lucros a qualquer custo sejam prioridade, mas se você quer ter uma marca forte, a hora de começar é agora.

Daniel Faulin
Diretor de projetos

Fotos: Capa (Photo by Travis Gergen on Unsplash)
Texto (https://www.pexels.com)

 

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