Cuide do planeta como se fosse sua casa

Sabendo que hoje é o dia da conscientização das mudanças climáticas, resolvemos nos aprofundar nesse assunto e passar pra vocês uma pequena parte do que pode ser feito. Procuramos sempre nos manter informados sobre estilos de vida mais sustentáveis, tendências de consumo e acreditamos que a mudança começa por nós mesmos, com os insights que repassamos aos clientes. Entendemos que o primeiro passo é sempre o mais complicado, por isso, vamos começar com uma pergunta: você sabe o que é consumo consciente?

Parece um bicho de sete cabeças, sabemos, mas não é tão complicado assim. Consiste em produzir menos lixo, conhecer a origem dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de sua vida útil. Ou seja, nada mais é do que consumir melhor para minimizar os impactos no planeta, já que cada item afeta todo o ecossistema, pois consome água, energia, petróleo e outras matérias-primas para sua produção.

Como começar?

Comece buscando informações sobre o fabricante, acompanhe notícias de fontes confiáveis e tente descobrir se há cuidado no uso dos recursos naturais. Quando você leva o produto pra casa, precisa dar a ele uma vida longa. Para isso, o produto deverá ser cuidado, guardado, manipulado e usado de uma forma que não o danifique.

Porém, o consumo consciente não termina aí. Lembre-se que o que não é mais útil pra você, pode ser interessante para outra pessoa. Se chegar a conclusão de que realmente foi usado ao máximo, descarte-o de forma adequada, reduzindo ao máximo os impactos negativos no meio ambiente. Tente enviá­-lo para a reciclagem, ou no caso dos resíduos orgânicos, compostá-los. E claro, não se esqueça dos produtos que exigem descarte especial, como pilhas, lixo eletrônico e lâmpadas.

Viu só? Não é tão difícil fazer nossa parte na contribuição por um planeta mais sustentável, afinal, essa é nossa casa e também será o lar das futuras gerações. Começando pelo básico, conseguimos chegar cada vez mais longe. E com a ajuda de todo mundo, podemos preservar nosso ambiente e adequar nossos estilos de vida ao que realmente importa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *